Centro de Cidadania e Defesa da Mulher – Itaquera (CCMI)

Nova Pesquisa

Objetivos: servir de espaço de referência em busca da igualdade entre mulheres e homens na região onde se situem, bem como da articulação da sociedade civil para o exercício da cidadania ativa da mulher, visando a ampliação dos seus direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e das políticas de gênero para a melhoria da qualidade de vida da mulher, sua autonomia e participação na sociedade. (Decreto Municipal nº 49.135, de 15/jan/ 2008, art. 2º).

Atividades desenvolvidas: oferece oficinas de atividades físicas como Tai Chi Chuan, Yoga, dança de salão, expressão corporal. Atividades de geração de renda como confecção de bijuterias  artesanato, customização, bordado, pintura em tecido e manicure. Teatro com expressão artística. Desenvolvemos palestras com temas de interesse das mulheres, educação em direitos e controle social. Rodas de conversa sobre gênero e o papel da mulher, cursos de formação para usuárias, funcionários públicos e de serviços conveniados sobre Gênero e Violência contra a mulher. Organizamos passeios culturais, apresentação e discussão de filmes relacionados a gênero, festividades de integração e apresentação de peças teatrais.

Como é o atendimento: a recepção informa as atividades oferecidas pela Unidade. Identificada a situação de violência, ela é encaminhada ao atendimento individual. Para orientação ou atendimento jurídico é agendado atendimento com o(a) Defensor(a) Público(a) na mesma Unidade, e indicados os documentos necessários para o início da ação judicial. A usuária pode ser inserida em atividades de geração de renda ou físicas, roda de conversa, palestras e cursos. O atendimento jurídico só é considerado encaminhado em caso de Ação proposta junto ao Fórum e o acompanhamento da ação é feito pelos Defensores da Unidade a qual foi encaminhada. Se necessário apoio psicológico, é encaminhada para rede de saúde ou à serviços parceiros, como outros Núcleo de Defesa da Mulher.

Condições para o atendimento: atende mulheres, de qualquer idade. Não há restrição de área de abrangência. Necessário apresentar documento de identidade, preferencialmente RG.

Equipe: recepção, três assistentes de gestão de políticas públicas, um assistente social

Período de atendimento: das 9 às 17 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis).

Dados para contato:
Endereço: R. Ibiajara, 495, XV de Novembro, Itaquera
CEP: 08246-101 São Paulo – SP
Telefone: (11) 2073 57 06 e (11) 2073 48 63
Email: ccmitaquera@gmail.com
Ponto de referência: próximo à Estrada Itaquera-Guaianases.

Sua opinião ou comentário sobre “Centro de Cidadania e Defesa da Mulher – Itaquera (CCMI)

Deixe sua opinião ou comentário sobre o atendimento

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Pryzant Design