Centro de Cidadania e Defesa da Mulher de Perus

Nova Pesquisa

Objetivos: propiciar espaços de referência em busca de igualdade entre mulheres e homens na região onde se situam bem como a articulação com a sociedade civil para o exercício da cidadania ativa da mulher, visando a ampliação dos seus direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e as políticas de gênero para melhoria da qualidade de vida da mulher, sua autonomia e participação na sociedade.

Atividades desenvolvidas:

- Eixo de Geração de Renda – oficinas de artesanato em geral (pintura em tecido, patchcolagem, curso profissionalizante de cabeleireiro, curso de manicure, maquiagem;

- Eixo corporal – Ginástica;

- Eixo Artes e Cultura – pintura em tela, exposição de fotos;

- Eixo de Prevenção e Enfrentamento à violência de gênero, doméstica e familiar (Acolhimento e atendimento individual – Plantão da Defensoria Pública, trabalho de grupo com mulheres em situação de violência para acompanhamento das usuárias (a ser iniciado), discussão de casos especiais;

- Eixo de Formação e Cidadania – palestras de educação em direitos pela Defensoria Pública, oficinas de gênero e sexualidade com adolescentes, oficinas de gênero e cidadania, organização da Pré-Conferência de Políticas para Mulheres da região de Perus e Anhanguera, participação da Comissão Organizadora da 4ª. Conferência Municipal de Políticas para Mulheres;

- Eixo de Trabalho em Rede e Parcerias – participação da Rede Socioassistencial de Perus, coordenação do Grupo Gestor (a ser reconstituído em breve).

Como é o atendimento: recepção/acolhimento: idenficação dos motivos que levaram a mulher a procurar o serviço e suas demandas, para os encaminhamentos e orientações necessárias. Atendimento pela equipe técnica: para preenchimento da ficha cadastral, identificação de que momento do ciclo de violência e da rota crítica que a mulher se encontra; encaminhamentos internos e externos; agendamento de encontros para acompanhamento. Elaboração do Plano de Atendimento personalizado (momento de reafirmar a expectativa da usuária e clarificar as possibilidades do atendimento do serviço). Registro dos atendimentos na Ficha da Usuária (prontuário)

Condições para o atendimento: atende mulheres acima de 16 anos, da área de abrangência de Perus e Anhanguera.

Equipe: recepção, 2 assistentes sociais, 4 Plantonistas da Defensoria Pública para atendimento jurídico.

Período de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. O atendimento da Defensoria Pública deverá, preferencialmente, ser agendado, pois acontece somente às terças-feira e às quintas-feira, das 8 às 12 horas.

Dados para contato:
Endereço: Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Perus
CEP: 05206-000 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3917 78 90
Email: ccmperus@bol.com.br
Ponto de referência: Estação de Trem de Perus – (Linha Rubi).

3 thoughts on “Centro de Cidadania e Defesa da Mulher de Perus

  1. Um espaço importantíssimo para a comunidade de Perus e bairros vizinhos. A coordenadora e estagiárias de lá são sempre super atenciosas. Parabéns ao grupo.

  2. Boa tarde, gostaria de obter todas as informações de cursos de artesanatos, localização e o que é necessário para se cadastrar? Aguardo retorno. Obrigada!

Deixe sua opinião ou comentário sobre o atendimento

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Pryzant Design