GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra

Nova Pesquisa

Objetivo: posicionar-se em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

Atividades desenvolvidas: Direitos Humanos: – SOS Racismo: presta orientações e assistência jurídica à vitima de discriminação racial; Questão de Gênero: orientação jurídica para casos de violência doméstica, bem como desenvolve curso de Capacitação de Promotoras Legais Populares nos bairros São Mateus e Cidade Tiradentes. Esta capacitação consiste na capacitação legal de Lideranças Femininas Comunitárias em direitos humanos e das mulheres, no sentido de multiplicar informações nesses temas, instrumentalizar e fortalecer a busca da cidadania e acesso à justiça. Possui também um centro de estudos, desenvolve material educativo sobre DST/AIDS, ação política e tem um portal na Internet.

Como é o atendimento: Às Mulheres em Situação de Violência, faz a escuta, oferece orientações e esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos da pessoa, encaminha para outras instituições caso necessário.

No SOS Racismo, faz a escuta, oferece orientações e esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos da pessoa, encaminha para outras instituições caso necessário, faz assistência jurídica acompanhando os processos até o desfecho.

Condições para o atendimento: atende vitimas de discriminação racial (homens e mulheres), mulheres e adolescentes em situação de violência. O atendimento deve ser agendado por telefone e é necessário trazer documentos no dia (RG, CPF, comprovante de endereço).

Equipe: um conselho diretor composto por presidenta, vice presidenta e secretária. Uma coordenação executiva, uma equipe técnica por programa desenvolvido. A equipe é multiprofissional, contando com advogados, sociólogos, pedagoga, jornalista, técnicos de nível médio, colaboradoras e apoio administrativo.

Período de atendimento: das 10 às 17 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis).

Dados para contato:
Endereço: Rua Santa Isabel, 137, 4º. andar, Vila Buarque
CEP: 01221-010 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3333 34 44 e (11) 3331 15 92 (fax)
E-mail: geledes@geledes.org.br
Site: www.geledes.org.br
Ponto de referência:  próximo à saída principal do Hospital Santa Isabel/Santa Casa de de Misericórdia de São Paulo, entre as ruas Amaral Gurgel e Rego Freitas.

2 thoughts on “GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra

  1. A letra abaixo, a meu ver, reforça certos preconceitos contra as religiões de matriz africana, ao associar a palavra ‘macumba’ a inveja, raiva e veneno. Sabemos que tal denominação costuma ser feita de maneira pejorativa a algumas práticas da Umbanda ou Candomblé e que fazer tais associações reforçam tal visão. Mais ainda pelo fato dessa letra ser divulgada em rede nacional, em uma novela de grande audiência, como tema de personagem que tem um caráter ‘maligno’ (Carminha).

    Reza
    Rita Lee
    Deus me proteja da sua inveja
    Deus me defenda da sua macumba
    Deus me salve da sua praga
    Deus me ajude da sua raiva
    Deus me imunize do seu veneno
    Deus me poupe do seu fim

    Deus me acompanhe
    Deus me ampare
    Deus me levante
    Deus me dê força

    Deus me perdoe por querer
    Que deus me livre e guarde de você

Deixe sua opinião ou comentário sobre o atendimento

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Pryzant Design