PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual – Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza

Nova Pesquisa

Objetivos: a) prestar atendimento em saúde às crianças e adolescentes em situação de abuso sexual e as suas famílias com atenção aos aspectos biopsicossociais; b) criar metodologia de trabalho frente à demanda, entendendo o abuso sexual como questão de saúde pública; c) desenvolver trabalhos científicos; d) criar e implementar medidas preventivas na questão do abuso sexual e modelos de atendimento; e) prestar supervisões institucionais e capacitações de equipes para atendimento a situações de violência sexual.

Atividades desenvolvidas: visando cuidar da saúde física e mental de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e suas famílias, a equipe multidisciplinar realiza atendimentos individuais e em grupos na perspectiva biopsicossocial, grupos de orientação a pais e responsáveis, discussão clínica dos casos. Coordena o Curso de Atualização no Atendimento ao Abuso Sexual e realiza treinamentos, capacitações e supervisões referentes ao tema.

Como é o atendimento: os interessados devem ligar para agendamento de triagem que se realiza através de grupos com três encontros consecutivos, onde as crianças e os responsáveis são atendidos separadamente. A partir dos grupos, são definidas as estratégias de atendimento, tendo por base a peculiaridade de cada caso. No caso de gravidez decorrente de estupro, encaminham para atendimento no Hospital Pérola Byington.

Condições para o atendimento: o programa atende crianças e adolescentes, até 18 anos, de ambos os sexos e é gratuito.

Equipe: médico, assistente social, psicólogo e psicopedagogo.

Período de atendimento: das 9 às 10h30, de segunda à sexta-feira (dias úteis), para triagem; das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis), para atendimentos agendados por telefone.

Dados para contato:
Endereço: Rua Dr. Arnaldo, 725, Cerqueira Cesar
CEP: 01255-000  São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061 77 26 e (11) 3061 77 21 (fax)
Email: pavas@usp.br
Ponto de referência: ao lado da Faculdade da Saúde Pública, dentro do Centro Saúde Geraldo Paula Souza.

Sua opinião ou comentário sobre “PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual – Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza

  1. Boa tarde, estou atuando como Conselheiro Tutelar no Município de São Sebastião Litoral Norte de São Paulo e gostaria de conhecer o trabalho de vocês a fim de colaborar com nossa atendomento as nossas crianças e adloescentes do nosso Município.Sem mais agradeço a atenção.

Deixe sua opinião ou comentário sobre o atendimento

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Pryzant Design