
Objetivos: acolher com respeito e solidariedade mulheres vítimas de violência sexual. No caso do estupro resultar em gravidez, o serviço oferece orientação para que a mulher possa decidir sobre a interrupção ou não dessa gravidez. Caso a mulher decida manter a gravidez, o Hospital São Paulo oferece um Serviço de Pré-Natal Personalizado com atendimento por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais durante toda a gravidez. A Casa atende também casos de gestação de alto risco, com má formação fetal.
Atividades desenvolvidas: triagem/acolhimento, atendimento médico-ginecológico (profilaxias e interrupção de gestação); atendimento psicológico; assistência Jurídica; atendimento de enfermagem.
Como é o atendimento: recebem as mulheres, triam, verificam se é emergência ou não, se deve atender na hora (necessidade de profilaxias) ou agendar consulta. Acolhimento (colhem a história do estupro na perspectiva de acolher, dão profilaxia e contracepção de emergência); Consulta médica (teste de gravidez e encaminhamentos internos); Assistência psicológica (1ª sessão individual e depois em grupo); Acompanhamento jurídico; Serviço Social (trabalha individualmente relação com a família, doação do bebê no caso de não aborto); Aborto; Grupo de ressocialização (temas: trabalho, afeto, família, amizade, sexualidade)
Condições para o atendimento: atende mulheres, adolescentes ou adultas que sofreram violência sexual. No caso de interrupção de gravidez, só é realizada até doze semanas de gestação. Após este prazo, existem dificuldades técnicas.
Equipe: um psicólogo, um advogado, um assistente social, dois médicos, três auxiliares de enfermagem, duas enfermeiras.
Período de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis). Atendimento 24 horas para profilaxia para DST/HIV e contracepção de emergência, que são realizadas no Pronto Socorro do Hospital São Paulo.
Dados para contato:
Endereço: Rua Borges Lagoa, 418, Vila Clementino
CEP: 04038-030 São Paulo – SP
Telefone: (11) 5084 49 97
Email: violenciasexual@epm.br
Ponto de referência: próximo ao Hospital São Paulo e à estação de metrô Santa Cruz.
Prezadas/os,
Sou advogada e gostaria colaborar com a casa. Vocês aceitam alguma forma de trabalho voluntário? Já trabalhei no Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria e participei do Curso Promotoras Legais Populares de SP, gostaria de contribuir nos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
Att,
Yasmin
Prezada usuária,
sugiro que seja feito o contato com a unidade também por telefone com a finalidade de verificar os trâmites da instituição com relação ao trabalho voluntário.
Agradeço a sua atenção e o seu interesse. Abraço.
Estoy encantado de encontrar webs donde hallar informacion tan util como esta. Gracias por poner este post.Saludos
Parabéns! Acabei de conhecer o trabalho de vocês aqui pela internet, fiquei encantada!
Estou gravida e gostaria de saber como faco para fazer o pre natal no hosp sao paulo eu moro na serra da cantareira mas gosto muito do hosp sao paulo.