
Objetivos: realizar o acompanhamento social e psicológico às crianças e adolescentes e seus familiares envolvidos na situação de violência. Identifica o fenômeno da violência, promove a interrupção do ciclo da violência e o consequente agravamento da situação, de forma articulada com outras instituições.
Atividades desenvolvidas: 1) Atendimento psicossocial às vítimas de violência doméstica, abuso e exploração sexual da região Oeste de São Paulo; 2) Projeto de Prevenção – implantação de pólos de prevenção em instituições socioeducacionais, seja diretamente ou indiretamente, por meio de capacitação de equipes que irão atuar preventivamente em suas instituições, monitorando, assessorando e supervisionando o trabalho realizado pelos pólos. Desenvolver a cidadania através de oficinas com crianças e adolescentes, pais e profissionais, sobre temas da violência e suas múltiplas expressões. 3) Fórum de Debates realizado mensalmente com temas estratégicos para sensibilização da rede de proteção integral. 4) Formação – Curso de aperfeiçoamento com duração de um ano, Curso de Extensão, com duração de 3 meses, Capacitação de Profissionais, Participação em Palestra / Congressos / Workshops e Supervisões Técnicas.
Como é o atendimento: inicialmente é realizada uma pré-recepção através do contato telefônico, o Serviço Social do CNRVV agenda data e hora para o atendimento em plantão social do caso a ser encaminhado. O Plantão Social é o primeiro contato presencial com os responsáveis pelas crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso sexual e exploração sexual. O atendimento psicossocial é realizado no princípio com a criança e/ou adolescentes vítima, podendo estender-se à família.
Condições para o atendimento: o serviço é destinado às crianças, adolescentes e adultos responsáveis de ambos os sexos. Os interessados devem residir na região oeste do Município de São Paulo. Por telefone, o Serviço Social agendará hora para o atendimento, o qual é gratuito.
Equipe: Psicólogos e Assistentes. Existem coordenadores de áreas e a equipe realiza reuniões semanais para a discussão dos casos, planejamento e tomada de decisões.
Período de atendimento: das 8 às 21 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis).
Dados para contato:
Endereço: Rua Ministro Godoy, 1484, Perdizes
CEP: 05015-900 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3866 27 56 e (11) 3866 27 57
Email: cnrvv@sedes.org.br
Site: www.sedes.org.br
Ponto de referência: próximo à PUC-SP e à Avenida Sumaré.
Achei interessante a forma de planejamento das ações de prevenção, gostaria de receber mais informações sobre os resultados do que já foi realizado. Estou fazendo curso de IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE(FIOCRUZ)
Prezada usuária,
sua mensagem foi redirecionada ao Centro de Referência do Sedes.
Obrigado pelo contato.