Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni / Programa de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Sexual

Nova Pesquisa

Objetivos: oferecer atendimento multidisciplinar às mulheres acima de 12 anos, vítimas de violência sexual e o Aborto Legal. Trata-se de um serviço de referência para a região da Subprefeitura do Butantã, localizado na região oeste do município de São Paulo.

Atividades desenvolvidas: atendimento humanizado, tratamento a eventuais traumas físicos, medicações para profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção de emergência e vacinas.

Consultas ginecológicas periódicas, acompanhamento psicológico do estresse pós-traumático e atendimento do serviço social com escuta qualificada, entrevistas sociais, levantamento dos vínculos familiares e sua rede de apoio; orientações legais e jurídicas para garantia dos direitos desta mulher/adolescente, tais como a importância da realização do Boletim de Ocorrência nas Delegacias da Mulher, Exame de Corpo de Delito, encaminhamentos aos Centros de Apoio à Mulher, Conselhos Tutelares e a Promotoria da Infância e da Juventude, acionamento de centros de acolhida para as mulheres/adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco de recorrência da violência.

Atendimento e realização do aborto previsto em lei, nos casos de gestação em decorrência do estupro. Este procedimento é realizado até 20 semanas de gestação

Como é o atendimento: atendimento de emergência, onde a vítima logo após a ocorrência da violência recebe acolhimento, orientações legais, tratamento a eventuais traumas físicos, medicações para profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção de emergência e vacinas, além do atendimento psicossocial. A paciente faz o seguimento ambulatorial com a equipe multiprofissional durante o período que necessitar.

A pedido da paciente para a interrupção da gravidez decorrente de estupro, a equipe oferece e garante o acesso ao Aborto Previsto em Lei, nos casos de gestação até 20 semanas . Oferece-se também o acompanhamento pré-natal e  o parto na instituição.

Condições para o atendimento: atende mulheres acima de 12 anos, vítimas de violência sexual moradoras na região do Butantã.

Equipe: equipe multiprofissional (psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros).

Período de atendimento: das 8 às 17 horas, dias úteis, para atendimento multidisciplinar. 24 horas, para urgência e emergência (atendimento médico e de enfermagem).

Dados para contato:
Endereço: Rua Lucas de Leyde, 257, Vila Antonio
CEP: 05376-010 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3394 93 96 / 3394 93 94 / 3394 93 39
Ponto de referência: próximo ao Km 16,5 da Rodovia Raposo Tavares, sentido São Paulo – Cotia, e à avenida Escola Politécnica.

 

 

5 thoughts on “Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni / Programa de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Sexual

    • Prezada usuária,
      em geral, deve-se estar com documento de identidade, comprovante de endereço e o cartão do SUS.
      De toda forma, encaminhamos sua mensagem à equipe do hospital.
      Abraço.

    • Prezada usuária,
      o serviço presente no guia atende situações de violência e não cuidam da parte de agendamento. Favor entrar em contato pessoalmente com o setor de informações ou agendamento do hospital (Av. Dep. Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoerinha) ou ligue para (11) 3986-1000 para que eles possam orientá-la.
      Obrigado pelo contato.

  1. Boa Tarde,
    Gostaria de saber qual seria a lei que impede a paciente de retirar os próprios exames de sangue estando somente com o documento de identidade.
    Aliás o laboratório que se integra ao Hospital nem fornece sequer um protocolo e sim apenas um pedaço de papel onde a funcionária da coleta escreve de próprio punho o número para retirada dos exames.

    Obrigado

Deixe sua opinião ou comentário sobre o atendimento

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Pryzant Design