O projeto

O Grupo de pesquisa “Violência e gênero nas práticas de saúde”, do Departamento de Medicina Preventiva da USP, edita e publica, desde 1996, Guias de Serviços voltados às mulheres em situação de violência, para facilitar o referenciamento e contra referenciamento deste problema na rede intersetorial.

O Guia aqui apresentado é o primeiro que realizamos em versão para Internet e com mecanismo de busca, e abrange serviços do município de São Paulo e Recife. As informações apresentadas foram fornecidas pelos próprios serviços, entre junho e agosto de 2011, e foram compiladas e classificadas por nossa equipe.Os serviços estão classificados por vocação assistencial, e cada categoria é melhor explicada no link correspondente, na barra à direita da tela.

A partir de 2012, com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), ampliou-se a rede de serviços para todo o Estado de São Paulo, inicialmente com os equipamento da saúde.

Pretendemos criar um mecanismo ágil, que facilite a localização dos serviços por profissionais e mulheres que deles necessitem, e também a atualização das informações em uma rede que muda constantemente ao longo do tempo. Portanto, se você faz parte de um serviço que atende especificamente mulheres em situação de violência e não está listado aqui, ou se o seu serviço tem alguma informação discordante das apresentadas, acesse a guia CONTATO, teremos prazer em atender sua solicitação.

Assim, este guia foi inicialmente construído como parte do projeto: Social inequality and women’s response to domestic violence: a UK-Brazil research partnership, uma parceira da London School of Hygiene and Tropical Medicine e da Faculdade de Medicina da USP, que contou com o apoio financeiro do Economic and Social Research Council – UK.

Posteriormente, para a manutenção e incorporação de novos serviços, foi estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo/Área Técnica de Saúde da Mulher, com o apoio financeiro da OPAS/Ministério da Saúde.

Pryzant Design