Rede de defesa de Direitos – Guia da Cidadania

O Grupo de pesquisa Violência e gênero nas práticas de saúde (atualmente denominado “Grupo de pesquisa e intervenção atenção primária e cuidado em saúde“), do Departamento de Medicina Preventiva da USP, edita e publica, desde 1996, Guias de Serviços voltados às mulheres e meninas em situação de violência, para facilitar o referenciamento e contrarreferenciamento deste problema na rede intersetorial.

O Guia ora apresentado é o resultado de atividades de pesquisa e acompanhamento de atividades em rede, com mecanismo de busca para os serviços localizados na região da Grande São Paulo, com características de atendimento às mulheres e meninas em situação de violência. As informações apresentadas vêm sendo atualizadas em contato com os próprios serviços, inicialmente para a versões impressas, desde 1995, assim como para a versão online, desde 2011. Vale ressaltar que, como a atualização da página do guia implica na manutenção de equipe e custos administrativos oriundos de recursos de pesquisa, nem sempre é possível acompanhar a dinâmica e as mudanças nos serviços em tempo real. Recomenda-se, portanto, antes de seu deslocamento até o serviço de interesse, fazer um contato prévio por telefone (ou meio eletrônico, quando isso é disponibilizado), para a confirmação de horários e atividades atividades.

Após a consulta aos serviços, as informações disponíveis foram compiladas e classificadas pela equipe de pesquisa. Os serviços foram classificados por vocação assistencial ou tipo de atendimento prestado à população. Por isso, há serviços que aparecerão nas buscas em mais de uma categoria de atendimento, cujas explicações estão no link correspondente, na barra à direita da tela.

Com o guia online, pretende-se disponibilizar um mecanismo ágil, que facilite a localização dos serviços por profissionais e mulheres que deles necessitem, e também a atualização das informações em uma rede que muda constantemente ao longo do tempo. Portanto, se você faz parte de um serviço que atende especificamente mulheres em situação de violência e não está listado aqui, ou se o seu serviço tem alguma informação discordante das apresentadas, faça um  CONTATO para que a gente receba sua solicitação para a devida adequação e atualização.

Desde 1995, outros projetos foram realizados para a construção das versões do Guias de Serviços e contataram com apoio de várias agências e instituições, tais como  Fundação Ford, OMS, Unesco, Ministério da Justiça, Cremesp, Fapesp, CNPq, ESRC, NIHR, dentre outras, tendo como base o Grupo de Pesquisa vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, sob coordenação das professoras Ana Flávia P. L. d’Oliveira e Lilia Blima Schraiber.

A atualização em 2021 faz parte do projeto Fortalecendo o cuidado à violência contra a mulher nas ações de saúde sexual e reprodutiva da atenção primária em São Paulo (HERA2 NIHR Global Health Group on Health Systems Responses to Violence against Women Brazil).

Grupo de pesquisa e intervenção violência e gênero nas práticas de saúde

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.